Anuncio topo

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O Iluminismo




O Iluminismo foi um movimento revolucionário, político, filosófico, econômico e cultural, ocorrido na segunda metade do século XVIII na Europa; século este que passou a ser reconhecido como o "Século das Luzes".
Os pilares que sustentaram esse movimento foram: liberdade, igualdade e fraternidade.
Para os iluministas, o homem era bom naturalmente, sendo corrompido aos poucos pela sociedade. Os pensadores dessa época acreditavam que se todos vivessem em uma sociedade mais justa, a felicidade seria alcançada facilmente.



Divisão da sociedade francesa durante o Antigo Regime 
  1. Em primeiro vinha o clero - papas, bispos
  2. Em segundo a nobreza - reis, corte
  3. Em terceiro os plebeus - camponeses e burgueses
Principais causas
  • Espírito crítico do renascimento;
  • Falta de liberdade política, econômica e religiosa.
  • A desigualdade social, que, regida pela sociedade estamental, contribuía para a perpetuação das tristes condições dos componentes da plebe;
  • A insatisfação dos burgueses por não terem as mesmas regalias da nobreza.
Alguns pensadores iluministas
  • Jean Jacques Rousseau - autor da "Teoria investigativa sobre a origem da desigualdade entre os homens". Nesta obra ele afirma que a propriedade privada é a origem de grane parte dos males que assolam a humanidade. Amadurece a teoria do bom selvagem, onde diz: "Todo homem nasce puro e bom, a sociedade é quem o corrompe."
  • Montesquieu - autor de "O espírito das leis", onde propõe a ideia de que o governo seria mais eficiente se fosse dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
  • Voltaire - defende a tolerância e deixa isto claro com suas palavras: " Não concordo com uma só palavra que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las."

Nenhum comentário:

Postar um comentário