Anuncio topo

terça-feira, 22 de abril de 2014

Cubismo no Brasil - Tarsila do Amaral

O Abaporu, pintura mais famosa de Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (1886 - 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Começou a aprender pintura em 1917.

Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivos intensamente. Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numa confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a frequentar seu atelier, formando o Grupo dos Cinco.
Em janeiro de 1923, na Europa , Tarsila se uniu a Oswald de Andrade e o casal viajou por Portugal e Espanha. De volta a Paris, estudou com os artistas cubistas: frequentou a Academia de Lhote, conheceu Pablo Picasso e tornou-se amiga do pintor Fernand Léger, visitando a academia desse mestre do cubismo, de quem Tarsila conservou, principalmente, a técnica lisa de pintura e certa influência do modelado legeriano. Seu quadro Abaporu, de 1928, que segundo a artista é de origem indígena e significa “Antropófago”, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

A seguir reunimos uma galeria de imagens com algumas das principais obras de Tarsila.

ANTROPOFAGIA

CARNAVAL EM MADUREIRA

Cartão Postal

A CUCA

Estação de Ferro Central do Brasil

A LUA

MANACÁ

O LAGO

O OVO OU URUTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário