Anuncio topo

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vinda família Real para o Brasil

Embarque da família real para o Brasil no porto de Belém

A família real portuguesa veio para o Brasil em 1808, fugindo da guerra causada pelo francês Napoleão Bonaparte na Europa. As tropas de Napoleão avançavam em direção a Portugal, devido ao fato de que o país decidiu não aderir ao chamado "Bloqueio Continental", o que fecharia seus portos para a Inglaterra.
O Bloqueio Continental foi um decreto napoleônico que proibia todos os países europeus de comercializarem com a Inglaterra. Napoleão acreditava que poderia dominar os ingleses através do enfraquecimento e sua economia. Portugal, por sua vez, se manteve fiel à Inglaterra e não fechou seus portos, o que causou a invasão das tropas de Napoleão ao país.



Os portugueses se viram forçados a embarcar para sua colônia americana as pressas, fugindo do imperador francês. Apesar de terem entrado no país por Salvador, a vinda da família real para o Brasil trouxe inúmeras mudanças para o Rio de Janeiro, que se tornou a sede do Império Português no país.

Largo do Carmo no centro do Rio, poucos anos depois da chegada da corte

Algumas das medidas adotadas por Dom João VI ao chegar ao Brasil retratam bastante essas mudanças:

  • Abertura dos portos - além de trazer mais renda para o tesouro real, atendia a necessidade dos ingleses de colocarem seus produtos no mercado brasileiro. Essa medida encerrou o monopólio comercial, onde apenas a metrópole podia comercializar com a colônia.
  • Anulação da lei que proibia a instalação de indústrias no país - essa medida permitiu a abertura de fábricas e usinas no país, tendo progresso a produção de ferro. A produção agrícola também foi favorecida, surgindo o café, açúcar e algodão.
  • Fundação do Banco do Brasil - este se tornou um símbolo da economia liberal no país.
D. João VI e Carlota Joaquina

Mesmo após o término da guerra, em 1815, a família real não retorna para Lisboa. Muitas das medidas de D. João VI acabam fixando, enraizando tanto funcionários, quanto negociantes portugueses na colônia. Esses portugueses não estavam dispostos a perder o status e o poder que possuíam pelas terras tupiniquins.
Para muitos brasileiros, a permanência da família real no país era indício de que o "Império Luso-Brasileiro" estava sendo pensado.

Cerimônia do"beija-mão": um costume típico da monarquia portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário