Anuncio topo

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Enem: dicas e temas mais cobrados na prova

Como todos devem saber, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação interdisciplinar. Não basta o concorrente ter conhecimento avançado em apenas uma disciplina para conseguir um bom resultado na prova.
Nas 45 questões sobre Ciências Humanas e suas tecnologias percebemos a abordagem de quatro disciplinas fundamentais para o entendimento de todo o contexto histórico mundial, sendo elas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Particularmente, considero o Enem a prova mais complexa dentre as que já fiz! Ela exige do aluno um esforço redobrado de interpretação e concentração, o que se torna complicado devido ao cansaço mental e físico proporcionado pelo número alto de questões (180) e pelo fato dela ocorrer durante dois dias seguidos.


Vamos ao que interessa! Seguem algumas dicas básicas para se sair bem durante a preparação e nos dias de avaliação:
  • Manter um ritmo de estudos regular;
  • Dormir no mínimo 7 ou 8 horas por noite;
  • Alimentar-se bem principalmente nas vésperas da prova. Uma alimentação regrada a frutas e produtos não gordurosos é essencial!
  • Levar um lanchinho no dia, uma vez que, somados os dois dias, serão 10 horas de prova;
  • Treinar bastante a leitura faz com que sua capacidade de interpretação melhore; 
  • Simulados são fundamentais para que se pegue o ritmo da prova. Sempre que possível, teste suas habilidades e agilidade resolvendo questões antigas; 
  • Ler sempre a pergunta antes de partir para os textos. Dessa forma, você economiza tempo começando a leitura de uma forma objetiva, sabendo quais informações serão úteis para a resolução da questão;
  • Observar cada gravura de forma minuciosa pode ajudar a resolver a questão com mais facilidade e agilidade;
  • Manter a calma antes e durante a avaliação é primordial! Nervosismo atrapalha demais em uma prova como essas. O emocional deve estar preparado, uma vez que ela requer bastante resistência física.
Os temas que mais apareceram nas avaliações anteriores do Enem, e que são recorrentes até hoje, são os seguintes:
  1. Movimentos sociais ao longo da História - Revolução Industrial; organização e luta do operariado; movimentos populares anti-escravidão no Brasil; luta das mulheres por diretos civis e políticos; Guerra dos Canudos; Revolta da Vacina.
  2. Civilizações indígenas no Brasil e na América e manifestações de cultura popular - Diretas Já.
  3. Tecnologia e seu impacto na vida social e política.
  4. Problemas urbanos; cidadania. 
  5. Questão ambiental.
  6. Reforma agrária.
É isso, pessoal! Espero que as dicas auxiliem a maioria de vocês e desejo muito boa sorte para todos. ^^



Nenhum comentário:

Postar um comentário